quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Imigração japonesa no Brasil faz 100 anos


Clique AQUI para assistir ao vídeo!


3 comentários:

  1. Eu acho surpreendente a história da imigração japonesa no Brasil. É impressionante como tantas pessoas puderam deixar sua vida toda para se escapar ao outro mundo totalmente diferente e desconhecido para eles, com outro idioma, outra cultura e constumes tão extranhos para eles. E tão longe da sua pátria. Eles tinham que saber que era dificílimo que eles puderam volver alguma vez ao seu país. Eles tinham que estar muito desesperados para tomar essa deciçao. Para mim, o mais impressionante foi que todos eles vestiram à europeia...Isso é uma sinal claríssima do que eles estavan decididos a abandonar a sua vida anterior toda e começar outra nova, assumindo todos os riscos, mesmo antes de conhocê-los.
    Eu tenho um colega japones que imigró com os seus pais ao Brasil quando ele tinha só 3 anos. Eu sei que agora ele está muito bem no Brasil e não quer viver no Japón, mas para os seus pais foi muito dificil a vida no Brasil, até agora eles não sabem falar portugûes e só podem se relacionar com outros japoneses. Eu acho que a povoação japonesa e muito corajosa.

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente morar num pais extrangeiro é uma aventura, além do que as pessoas podêm se imaginar, sempre é dificílimo de se acostumar, porque tudo é diferente, o clima, as comidas, os costumes do pais, a lingua.
    A luta por sair adiante fez que os japonêses conseguiram se acostumar, e ficar integrados a sociedade brasileira.
    Agora mesmo com a situação económica no Brasil, os japonêses estão Voltando de novo ao Japão, oseja que estão fazendo o mesmo do que os seus avòs fizeram há 100 anos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, Susana e Sérgio!

    Os imigrantes, japoneses ou não, realmente são muito corajosos, pois não é fácil se acostumar a mudanças tão grandes, principalmente quando há choques culturais ou parte da família fica no país de origem, entre tantas outras dificuldades. Obviamente, também há pessoas que têm "sorte" e conseguem construir um futuro melhor no lugar que os acolheu, mas também há histórias muito tristes, duras e de grande sacrifício.

    ResponderExcluir