segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Só uma sacola???

Família britânica produziu apenas uma sacola de lixo em 2010


Família Strauss
Os Strauss criaram o site www.myzerowaste.com para contar a experiência
Uma família britânica diz ter conseguido produzir apenas uma sacola de lixo em todo o ano de 2010.
O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, de 9 anos, reciclam praticamente tudo, plantam grande parte da própria comida e transformam restos de alimento em adubo.
Além disso, eles compram produtos diretamente de produtores locais para evitar embalagens em excesso e quando vão ao açougue, por exemplo, eles levam os próprios recipientes.
Em 2009, eles conseguiram reduzir sua produção de lixo para apenas uma lata. Em 2010, os Strauss, que vivem em Longhope, no condado de Gloucestershire, eles decidiram aumentar o desafio e não produzir lixo nenhum.
"Estamos muito felizes com o resultado. Nós sabíamos que produção 'zero' de lixo seria impossível, mas se você não colocar as metas lá no alto, nunca vai saber o que pode alcançar", disse Rachelle Strauss.
A pequena sacola de lixo continha alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.
Contaminação por plástico
A ideia de reduzir drasticamente a produção de lixo da família surgiu em 2008, mas quando Rachelle falou com o marido sobre sua proposta, percebeu que ele não estava interessado.
"Richard só resolveu encampar a ideia depois de ler uma série de artigos sobre os danos causados à vida marinha pela contaminação por plástico. Ele ficou muito impressionado", disse Rachelle à BBC Brasil.
Os Strauss começaram o desafio reduzindo o uso de plástico. Depois, passaram a reciclar e reaproveitar cada vez mais, além de usar baterias recarregáveis e painéis solares para gerar energia.
A experiência foi contada em um site na internet, o www.myzerowaste.com, que acabou virando referência sobre reciclagem e tem mais de 70 mil visitantes por mês.
"Para quem quer reduzir a produção de lixo, minha primeira dica seria pensar no que você está comprando e escolher produtos com menos embalagem e com invólucros que sejam recicláveis. Em segundo lugar, é importante evitar o desperdício de alimento. Aqui na Grã-Bretanha, um terço da comida que compramos acaba no lixo. Em terceiro lugar, tente reciclar o máximo que puder", aconselha Rachelle.

16 comentários:

  1. É increível que uma família tenha pruduzido só uma sacola de lixo em um ano...
    Realmente eles têm consciência dos danos que causa a contaminação ao meio ambiente, acho que todos deveríamos de tê-la, e aprender deles já que são um verdadeiro exemplo.

    Muito interessante o conselho de Rachelle.

    Há que tentar não gerar lixo, mas como isso é impossível, o lixo que geremos temos que reciclá-lo, separando adecuadamente os materiais que são distintos (plásticos, metal, vidrio e papel), comprar coisas que gerem menos lixo, escolher productos que sejam recicláveis e assim colaborar a preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos.

    ResponderExcluir
  2. Em casa a gente faz a reciclagem do lixo, meus companheiros de apartamento são muito responsaveis com o meio ambiente, nós compramos quase todo num mercado perto de casa, as verduras, as frutas, a carne etc
    é uma vantagem porque nós não compramos coisas no supermercado que estão quase sempre com embalagem não biodegradável;
    Temos umas sacolas ecológicas para fazer compras, temos separado sempre os lixos de vidro, papel, garrafas e lixo orgânico.
    tentamos na medida de nossas possibilidades não gerar mais lixo do que fosse desnecessário

    ResponderExcluir
  3. É realmente surpreendente o que a família Strauss tem feito para preservar o meio ambiente e ajudar a conservar as matérias primas da natureza. E, lendo o texto, parece que não é impossível consegui-lo.
    Deveria ser um exemplo para imitar ou pelo menos, tenta-lo. Eu acho que, como diz Raquel, temos que ter metas lá no alto e não nos conformar com fazer pequenas coisas quando podemos fazê-las grandes.
    Eu tenho certeza que a primeira dica é ser consciente do dano que tem feito cada dia com nossos resíduos y pensar que só nós podemos evitá-lo.
    É dificílimo chegar a conseguir o mesmo que a família Strauss, só um lixo a ano, mas eu tenho certeza que nós podemos fazer muito mais do que fazemos agora. É um bom conselho o que Rachel diz, temos que pensar o que vamos comprar e escolher os produtos mais recicláveis e que geram menos resíduos. Também, comprar só as coisas que realmente necessitamos e vamos consumir.
    Até eu li o texto, eu sempre achava que em casa reciclávamos, mas agora tenho certeza que ainda temos muito que aprender e que nós podemos fazer muitas mais coisas por o meio ambiente. Este pode ser um bom desafio para o novo ano.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todos vocês; a preservação do meio ambiente é fundamental para a sustentabilidade do planeta. Os consumidores temos que reciclar ao máximo nossos lixos. As empresas têm que produzir com o mínimo de embalagens e utilizar também materiais recicláveis. E a Administração Pública e os agentes sociais têm que fomentar a cultura e os valores da sustentabilidade.
    A modo de informação, a sustentabilidade é “O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.” Esta definição foi criada pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, que produziu um relatório chamado “Nosso futuro comum”, também conhecido como Relatório Burdtland (COMISSÃO BRUNDTLAND, 1991, p. 46).

    ResponderExcluir
  5. Nossa, isso, sim, é que é participação! Estou boquiaberta com os comentários de todos vocês: parabéns!

    É muito bom perceber a consciência ambiental de vocês e que também têm se preocupado com a conscientização das outras pessoas.

    ResponderExcluir
  6. É incrível todas as coisas que esta família faz para diminuir seu impacto ecológico no planeta! Além de praticar um consumo consciente e comprar tudo o mais perto possível, minimizando ao máximo a embalagem, eles também tentam produzir sua própria comida.
    Porém, eu acho que isto e muito difícil de conseguir si não estamos suficientemente conscientizados. Eu sei que o planeta está muito poluído, há mais doenças, muitos animais morem a causa da contaminação... mas não vou plantar em meu quintal tomates para salvar a humanidade.
    Eu acho que experiências como esta da família Strauss servem para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do reciclagem e consumo consciente, e também para demostrar o fácil que pode ser cuidar um pouquinho mais de nosso planeta.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que ver como uma família pode gerar zero de lixo é notável para a consciência das pessoas. Depois de ler o artigo pensa que esta a fazer alguma coisa mal se todos os dias tem uma sacola de lixo em casa. É muito bom a difusão de esta Informação para fazer pensar a todas as pessoas do mundo porque não estamos a fazer as coisas bem.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que é muito dificil não fazer lixo mas é necessario pela preservação do meio ambiente. O que a família Strauss tem feito para preservar o meio ambiente é realmente surpreendente!!!

    Eu vou fazer compost para intentar reducir nós lixo, é uma manera de ajudar com a preservaçao no mio ambente.

    Alem disso, na minha casa nós temos separado sempre os lixos de vidro, papel, garrafas e lixo orgânico, mais eu acho que não temos feito bem e que precisamos mais informaçao e educaçao.

    ResponderExcluir
  10. Certamente, é um excelente exemplo para todas as pessoas o que essa família aconseguiu. Parece increível que um ano apenas tenha produzido uma sacola de lixo.
    É verdade que cada vez somos mais conscientes do meio ambiente, há vinte anos trás era impensável e, embora a maioria das pessoas faz um esforço todos os dias a través de reciclagem e de uma compra ou consumo responsável mais os governos deberiam impor medidas coercivas tanto para supermercados como para consumidores, penalizando seriamente as pessoas o as empresas que jogam lixo onde é proibido.
    O ritmo da vida atual causa, o imediatismo faz que não tenhamos tempo de esperar en uma carnificina para que eles nos atendam é mais rápido pegar qualquer bandeja.
    Eu recilei por muitos anos, mais odeio ir ao recipiente e encontrá-lo transbordando de lixo, uma coisa muito frequente.

    ResponderExcluir
  11. Neste mondo precisamos ter mais pessoas como esta familia, com isto ajudamos à natuleza e nós ajudamos nós mesmos.
    Sempre achamos que o melhor é fiscalizar con taxas, quando nós temos que pagar nós nos preocupa mais, esta idea es a preferida dos politicos espanholes, mas eu acho que é melhor educar desde á escola da importante do meio ambiente para nos futuro e presente.
    Em alguns paises encorajam o reciclagem, eles pagam pelas botelas de plastico e vidrio que as pessoas levam ao ponto de reciclagem.

    ResponderExcluir
  12. Sería ótimo que faia muitas famílias como os Strauss, mas lamentavelmente não é assim.
    O ponto principal esta na educação e na consciência que nós temos.
    Tudo começa desde a educaçao infantil. Su tenho o exemplo em casa con meu filho de 5 anos. Ele é quiem nos obriga a reciclar. Depois, nos fins de semana, vamos juntos a jogar tudo em cada um dos recipientes: amarelo, verde e azul.
    Em nossa casa o que mas lixo faz são os plásticos, é impressionante, um saco cada dois ou três dias. A embalagem dos produtos está baseado no plástico.
    Uma conduta verde seria escolher os produtos em relaçaõ a sua embalagem.
    Finalmente, como exemplo, queria dizer-lhes que na cidade onde minha irmã vive, decidiram proibir a venda de sacos de pvc nos supermercados. Com o qual as pessoas que não levem seu carro ou saco, têm que carregar entre os braços tudo o que compram.
    Boa ideia!


    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito destas notícias. Parece incrível o que a família conseguiu. Gostaria de saber como reduzir o lixo e tornar-me mais verde. Eu acho que nos podemos fazaer muitas cosas por o meio ambiente alem disso.

    ResponderExcluir
  14. Para mIm é increível, quase impossível!
    O lixo orgánico é fácil de reciclar, mas como Martín diz, a embalagem de muitos dos produtos está baseado no plástico e resulta dificílimo o control da produzao do lixo.
    É preciso reducir o consumto, ter consciência ambiental, mas além disso se devem tomar politicas publicas que promovam o reciclagem.

    A família Strauss é, sem dúvida, um bom exemplo !

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que é uma boa noticia, mas esse desafio que teve a família Strauss é muito difícil de fazer em uma cidade. as oportunidades para comer produtos orgânicos são muito maiores no campo. Alem disso, o uso de plástico para tudo é um problema sério. Eu concordo com Cristina, é precisso concientizar á população, e sobretoudo, muita educação ambiental nas escolas. Mesmo a sociedade não está pronta para reciclar tudo. Também é necessário aumentar as políticas publicas.

    ResponderExcluir